terça-feira, 14 de setembro de 2010

Unidade 1 - Atividade 1.4 - A utilização das tecnologias na escola - PROINFO 100 HORAS

                A tecnologia adentrou a escola neste século xx de forma rápida conquistando as crianças e jovens que passaram a ter no ambiente escolar a mesma tecnologia que têm em casa, e em muitos casos até mais do que possuem no ambiente familiar.
A televisão, o aparelho de som, o retro projetor, o vídeo cassete, o rádio, culminando com o computador, a internet e o multimídia, são uma realidade, ou seja, a modernidade existindo na escola. Com estes recursos a busca do conhecimento tornou-se mais rápida e dinâmica, apoiando-se na vida acelerada que se tem atualmente.
                Estes veículos de comunicação são usados muitas das vezes de forma repetitiva tornando a didática aplicada enfadonha pois, se frequentemente o vídeo é usado por determinado professor rapidamente perde-se o interesse por este meio tecnológico. Se o estudante passar a usar a internet somente como fonte de informações para elaborar uma pesquisa, a mesma perderá o encanto com o passar do tempo.
È de fundamental importância que os educadores aprendam a fazer uso criativo e consciente da tecnologia  para que ela seja uma aliada dele no processo ensino aprendizagem.
A nova perspectiva dentro da aprendizagem é de que as tecnologias  sejam utilizadas para que os estudantes construam seus conhecimentos;  teorizando mas colocando em prática essa teoria, criando seus próprios caminhos através dos erros e acertos para consolidar os conhecimentos abandonando a postura de alguém que nada sabe e está apto a tudo receber do professor para o seu crescimento.
                Todos sabemos pouco, mas construímos os nossos  conhecimentos é compartilhando, sanando dificuldades em sistema de parceria e colaboração.
                Com satisfação tenho acompanhado estudantes que já são capazes de produzir seus conhecimentos e apresentá-los aos professores através das mídias, sendo essa experiência  benéfica a eles, trabalhando a auto- estima, o respeito entre si e pelo outro. Com o entusiasmo do professor muito poderemos fazer em sala de aula, na escola, pela educação fazendo uso ético e consciente das tecnologias.  

Nenhum comentário: