quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Unidade 1 - Atividade 1.7 - Pesquisa Projeto - PROINFO 100H

O projeto avaliado está sendo desenvolvido na E.M.Professora Carmelita Guimarães neste ano de 2010.

Projeto Valorizando a vida: Minha Identidade/ Nosso patrimônio


Identidade: Quem sou?
  • Minha história, minha família, minha sexualidade, minha cultura, meus ideais...
Patrimônio: O quê valorizar? E por quê valorizar?
  • Nosso corpo(saúde física e psicológica)
  • Nossa cultura(afro e indígena)
  • Nosso ambiente(casa, bairro, escola,cidade, planeta...)
  • Nossos bens(materiais e culturais/individuais e coletivos)
Atividades desenvolvidas:
  • Pesquisas sobre o patrimônio cultural da cidade
  • Pesquisas sobre corpo e saúde
  • Palestras(sexualidade, esporte, sustentabilidade, afetividade...
  • Passeio turístico pela cidade 
  • Dinâmicas desenvolvidas em sala de aula pela orientadora
  • Apresentações de pesquisas realizadas entre as turmas através de feiras
  • Gincana
Parceiros:
  • Doctum
  • Secretaria Municipal de Assistência Social
  • Pro Vida
  • Posto de saúde do bairro Vila Reis
Este projeto envolveu todos os segmentos da escola:
  1. Educação Infantil
  2. Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano
  3. EJA - Educação de Jovens e Adultos
Refletindo sobre o projeto
Este projeto surgiu numa reunião pedagógica através da reflexão de professores, pedagogas, orientadora, diretores, sobre os projetos a serem desenvolvidos este ano. Já haviam várias propostas vindas de outras secretarias para serem desenvolvidos na escola como é de costume atualmente.
Optamos por realizar um único projeto que nos possibilitasse abraçar outros também interessantes, então decidimos por este que está sendo desenvolvido nos três turnos. Embora cada turma estivesse desenvolvendo uma atividade, todos os professores também estavam trabalhando com a valorização da vida no aspecto social, moral e físico. Os temas tem sido variados mas tendo como foco a valorização da vida; os estudantes estão participando tanto nos momentos de teoria quanto naqueles que devem mostrar os conhecimentos adquiridos produzindo trabalhos, objetos, alimentos, danças, enfim aquilo que lhes tem sido proposto ou que escolhem. Com isso, este projeto parece que terá a duração de todo o ano de 2010 dada a diversidade de ações propostas a serem realizadas com a colaboração dos estudantes.
As mídias utilizadas tem sido: televisão, internet, vídeos e fotografias. Tanto professores quanto estudantes estão criando e realizando tarefas que está fazendo deste um projeto bem realizado no ambiente escolar sem que alguém  demonstre insatisfação ou cansaço com o tema. Avalio como um projeto que está sendo bem sucedido. 

Nenhum comentário: