quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Unidade 1 - Atividade 1.5 - Fichamento - PROINFO 100 H

Conhecendo uma experiência
Programa:

Áreas do conhecimento envolvidas: Língua Portuguesa e Alfabetização.

Após observar algumas aulas deste portal, identifiquei-me com esta pela forma envolvente e participativa com que pode ser realizada. Acredito no recurso didático que possibilite a aprendizagem acontecendo de forma lúdica com participação do educando em todo o processo.
Temos observado pela experiência que disponibilizar textos variados colabora de forma significativa com a alfabetização assim como na aquisição de conhecimentos literários e compreensão do universo que nos rodeia. A professora fez uso adequado deste recurso do qual eu também utilizo.
De acordo com minha realidade em escola pública e de periferia, eu usaria 3 ou 4 aulas para a realização desta atividade já que trabalho com crianças de recursos precários e pouca disponibilidade dos pais  para participarem de sua vida escolar nas atividades extraclasse. O feedback portanto não é tão imediato.
A professora fez uso do rádio, tecnologia presente em todo ambiente familiar e do computador, tecnologia que já se encontra em nossas escolas, como estratégia de envolvimento das crianças; isso produz um resultado positivo pois existe prazer em ouvir música, em manusear esses recursos, e estarem em sala de aula torna o ambiente mais alegre e produtivo, tendo o professor presença e bom relacionamento com a turma.
Outro recurso muito aceito mesmo nos dias atuais, é a contação de história que a professora usou através de áudio. Eu, preferiria contar a história, é um recurso que uso com certa frequência em meus trabalhos. A professora fez uso de áudio da série Formação do leitor: parte 1 [categorias literárias].
Finalmente a avaliação. Esta aconteceu de forma leve sem cobranças rígidas, deixando os educandos a vontade. Outro ponto a ser observado é a avaliação individual, de acordo com o nível em que se encontra a criança; isso é sinal de respeito ao momento de cada um e derrubada mesmo que lentamente o conceito de que todos são iguais no momento de mostrar os conhecimentos adquiridos.
É uma aula valiosa e como a própria professora anunciou também pode ser desenvolvida no EJA - Educação de Jovens e Adultos.


Nenhum comentário: