quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Unidade 1 - Atividade 1.1 - Proinfo 100 horas


Unidade 1 - Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.
Unidade 2 - Internet, hipertexto e hipermídia.
Unidade 3 - Prática pedagógica e mídias digitais.
Unidade 4 - Currículo, projetos e tecnologias.


Quem sou eu como professor aprendiz?

Sou a professora Maisa que atualmente trabalha no laboratório de informática da E.M.Professora Carmelita Guimarães na cidade de Cataguases, MG.
Tenho dezenove anos de sala de aula no Sistema Municipal de Ensino, tendo atuado na Educação Infantil, no Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano e EJA - Educação de jovens e Adultos, 1º e 2º segmentos.
Há dez anos me apresentaram a informática como ferramenta de trabalho na escola a benefício da educação e apaixonei-me pela proposta. De lá pra cá tenho feito cursos, oficinas e treinamentos para realizar esta tarefa de forma a dar significado à aprendizagem dos estudantes. Há cindo anos apresentei um projeto de trabalho à Secretaria Municipal de Educação para utilização em tempo integral do laboratório de informática da escola onde trabalhava. O mesmo foi aceito e venho desenvolvendo projetos para todos os segmentos da escola, realizados em parceria com as professoras regentes.
Atualmente, trabalho em outra escola como responsável pelo laboratório de informática que lá existe; venho desenvolvendo projetos em parceria com os demais professores e outros são realizados por mim somente, com os estudantes.
Sou uma professora que sempre busco novas informações, pesquiso sobre educadores que realizaram um trabalho em prol da educação no Brasil de forma significativa para os estudantes e a sociedade como um todo. Inspiro-me em educadores como Anália Franco e Eurípedes Barsanulfo, ambos brasileiros e desconhecidos pelos educadores. Também sinto afinidade com o pensamento educativo de Pestalozzi, Comenius e alguns outros que se preocuparam com a educação do Ser integral, bio/psico/social/moral e espiritual.
Identificando-me com estes educadores, procuro trabalhar de forma a criar um ambiente acolhedor na minha prática, aliado ao desenvolvimento da autonomia e responsabilidade, auxiliando na construção do conhecimento daqueles que comigo estudam; um saber com significado, afetividade e elaborado em acordo com a necessidade e realidade de cada um. É uma trajetória em construção uma vez que ainda atuamos em escolas conteudistas e tecnicistas atendendo a uma sociedade capitalista. Mas estamos em processo de profunda mudança social e a escola/educação jamais poderão ficar longe ou a parte desta transformação. Por isso sigo em frente.

Nenhum comentário: