quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Unidade 1 - Atividade 1.2 Proinfo 100 horas

Reflexão sobre o texto "A aprendizagem continuada ao longo da vida" da autoria de José armando Valente.

Registrando a própria reflexão.
Registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.

Sabemos que durante toda a vida aprendemos sucessivamente de acordo com as necessidades que a vida nos apresenta. A mesma nos impulsiona a reflexões, observações e tomada de decisões que nos leva a aprender, ora por meios teóricos ora por meios práticos. Na atualidade onde os avanços tecnológicos se tornaram grandes em relação ao passado e imensamente presentes na vida cotidiana temos as mídias adentrando aos lares, clubes, ambientes profissionais e como não poderia deixar de ser, nas escolas. A todo momento somos bombardeados por informações escritas, orais e visuais que chegam até nós por meio de televisores, cinemas, folhetos, revistas, outdoor, jornais, internet, etc... Não conseguimos imaginar nossas vidas sem as mídias. E as educação? Como caminhar ao lado desta tecnologia? Ou seria caminhar com a tecnologia? O governo tem se preocupado em oferecer ao espaço escolar recursos tecnológicos bem como a capacitação dos educadores para que façamos bom uso destes recursos, porém me questiono quanto à nossa capacidade de aceitação e adaptação a esta tecnologia. Penso que trabalhar com as tecnologias na educação não é simplesmente ter computadores nas escolas sendo utilizados em dias determinados como simples cadernos ou livros, porém noutro formato. É necessário que pensemos a educação com olhar modernizado ou atualizado para que a tecnologia seja utilizada como instrumento de formação, aquisição do saber através da construção prazerosa. É importantíssimo que o educando sinta-se feliz ao usar um computador no ambiente escolar, uma filmadora, um celular, ou seja, todos os meios tecnológicos como instrumentos modernos facilitando e ampliando a aprendizagem. Acredito que o prazer jamais deveria ser distanciado do ato de aprender porque tudo que realizamos com vontade, nos proporcionando alegria torna-se inesquecível em nossas vidas. Então por quê na escola isto seria diferente? Um dos motivos de meu interesse pela informática na educação é o prazer e felicidade que percebo nas crianças, jovens e adultos( mesmo com o medo no início) ao usar o computador e descobrir quanta cor, vida e possibilidades ele e a internet nos proporcionam. Penso que o educador deva abraçar essas ferramentas, tornando-as como aliadas de seu trabalho, para que as mesmas sejam utilizadas como mecanismos de construção de conhecimentos e jamais como mero reprodutores de informações desinteressantes e sem sentido para a vida do educando. Precisamos ter este olhar criterioso e educativo no processo da aprendizagem, para isto é necessário que nós também descubramos nas tecnologias o prazer de ensinar ou auxiliar outros a caminharem durante o processo de construção da aprendizagem. Devemos iniciar por gostar de aprender fazendo uso das mídias, para depois também sentirmos prazer em usá-las profissionalmente. Assim ao propormos uma atividade utilizando a tecnologia este momento será significativo para ambos os participantes: educadores e educandos. Desta maneira acredito no sucesso da tecnologia na escola como recurso didático, de outra forma não.

Nenhum comentário: