segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Atividade 2.2 - Percepções ao navegar por hipertexto - PROINFO 100 H

Para mim é imensamente prazeroso navegar, descobrir sites, pesquisar materiais para trabalhar com os estudantes. Entrar nos hipertextos e assuntos pesquisados é interessante para fazermos ligações com outros temas ou áreas afins dentro de uma pesquisa. Somente é preciso planejamento ao navegar na net para não nos perdermos devido aos tantos links encontrados pelo caminho.
Aborrece-me os links de propagandas excessivas principalmente nos sites de atividades educativas para crianças, isso porque as mesmas não tendo habilidades para trabalhar com a internet se atrapalham com sites que se abrem de repente, imagens coloridas e sugestivas oferecendo produtos, em fim toda essa movimentação visual que existe na internet.
Como tudo na vida, aqui também existe o aspecto bom e positivo mas também existe o aspecto negativo.

O que é um hipertexto?

Hipertexto são aqueles itens marcados numa página WEB que, quando clicados, levam a imagens ou informações mais detalhadas sobre o assunto. O Hipertexto é um texto (ou uma imagem) grifado e destacado na página por uma cor diferente da cor do texto no qual está inserido. Quando se coloca o cursor sobre o hipertexto, o cursor muda seu formato para um ícone representado por uma mão.

Navegação no hipertexto


A navegação em um documento hipertextual resulta na construção de conhecimento, cuja navegação não-linear, interativa e subjetiva remonta um documento maior. Sendo assim, "a rede de conhecimentos 'flutua' pelo documento, sem fazer parte do mesmo. Dentro de um sistema, um mesmo conjunto de documentos é utilizado por diversos hipertextos independentes, cada um materializando um conhecimento diferente de informações." (Bugay & Ulbricht, 2000).
Para Lévy (1993), navegar em um hipertexto equivale a desenhar um percurso em um rede onde cada nó pode conter a rede inteira:
"a memória humana está estruturada de tal forma que nós compreendemos e retemos bem melhor tudo aquilo que esteja organizado de acordo com relações espaciais (...) o domínio de uma área qualquer do saber implica, quase sempre, a posse de uma rica representação esquemática. Os hipertextos podem propor vias de acesso e instrumentos de orientação em um domínio do conhecimento sob a forma de diagramas de redes ou de mapas conceituais manipuláveis e dinâmicos. Em um contexto de formação, os hipertextos deveriam portanto favorecer, de várias maneiras, um domínio mais rápido e mais fácil da matéria do que através de audiovisual clássico ou do suporte impresso habitual."

O texto acima é da mestranda Kassandra Brito de Carvalho e interessou-me pela reflexão sobre a forma de leitura que o hipertexto nos proporciona, diferente do aspecto linear que estamos a quanto tempo condicionados. Num mundo de tanto rapidez a leitura também está se adequando , oferecendo a possibilidade de relações entre os textos, idéias e autores num mesmo endereço. 
Com as crianças com quem trabalho sinto imaturidade na grande maioria para trabalhar com o hipertexto de forma clara e significativa . Mas isso é uma aprendizagem. Com o tempo e a insistência, todos ganham experiência de leitura e fazer conexões.

Nenhum comentário: