sexta-feira, 18 de abril de 2008

UFLA - quarto dia de curso

Pela manhã tivemos contato com a professora Cristhiane Figueiredo que trabalhou conosco sobre COMPUTADOR TUTOR E AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL.
Em relação ao uso de computadores na educação ouvimos e confirmamos um pensamento anteriormente avaliado sobre a questão, que é a adoção dessa ferramenta como mais uma prática que possibilite a aprendizagem. Desde que fui apresentada a um laboratório de informática pensei na possibilidade de realizar um trabalho fantástico com completa aprovação dos estudantes de todas as idades.E assim tem sido. Sempre que conduzo minhas crianças ao laboratório vejo seus olhos brilharem diante das máquinas e das atividades que lá são desenvolvidas. De ano a ano percebo as mudanças delas em termos de liberdade com os recursos tecnológicos, uma vez que muitas não os tem em casa; mas também percebo o desenvolvimento na capacidade de absorver informações quando estas são devidamente trabalhadas;o ato de estudar se torna alegre, prazeroso,com demonstrações de um crescimento constante em todos os aspectos.
Quanto a caracterização de um software como educacional é importante que tenhamos o devido critério nessa avaliação pois não é o fato de estarmos diante de um computador, ligado pela internet até mesmo com outras escolas, que estamos em trabalho educativona escolar. Para que o software(programa)seja classificado de educativo é fundamental que o mesmo contribua com o educando na sua aquisição de conhecimentos de forma clara e compreensiva. Um software é educativo quando auxilia o estudante a construir sua aprendizagem através da prática e vivência de situações e realizações através da ferramenta computacional de maneira que o conhecimento seja absorvido e vivido pelo educando. Muitas vezes o processo é longo norteado por erros, decepções, cansasos, acertos, recomeços e tantas experiências que ao final se é que ele existe, observamos o enriquecimento de cada um, o aperfeiçoamento das realizações e o que é muito importante na educação a auto-estima em alta porque passamos a ver que somos capazes de construir, de realizar o que anteriormente acreditávamos ser possibilidade apenas de poucos.
Para que cheguemos a este resultado os softwares utilizados precisam atender nossas necessidades e anseios como educadores e dos estudantes como tais.

Nenhum comentário: