sexta-feira, 18 de abril de 2008

Avaliando Softwares Educacionais

Podemos classificar os softwares educacionais em:
1 - Software Tutor = seu propósito é de substituir o professor pois tem o objetivo de ensinar através de perguntas que ao serem respondidas são classificas pelo software indicando as futuras ações a serem desenvolvidas. Bastante difundidas através de jogos educativos.

2 - Software Ferramenta = como o próprio nome indica o computador torna-se ferramenta de construção do estudante que passa a desenvolver e produzir conhecimentos através de pesquisas, produção de hipermídia, comunicando-se, trocando experiências sendo co-autor no processo da aprendizagem.

3 - Software Tutelado = aqui o objetivo é também o desenvolvimento congnitivo do estudante que já apresenta conhecimentos mais abrangentes desta ferramenta de trabalho levando o computador a produzir, concretizando suas idéias e projetos através de linguagens de programação.

Os Softwares Educacionais são classificados diferentimente de acordo com suas funções:

Software Tutor:
Tutoriais
Exercício-e-prática
Simulação
Jogos
Tutores inteligentes

Software Ferramenta:
Processador de textos
Planilha eletrônica
Editores Gráficos
Banco de Dados
Sistemas de Autoria

Software Tutelado:
Linguagens de Programação(javascript, htlm, php, asp, wml, xml, perl,delphi, visual basic, visual c++,...)

Alguns autores e suas pesquisas sobre avaliação de software educacional nestes sites:

www.centrorefeducacional.com.br/avasofed.htm
www.classe.geness.ufsc.br/index.php/classifica%C3%A7%C3%A3o_de_software
www.classe.geness.ufsc.br/index.php/Question%C3%A1rio
www.sedsoft.com.br/montanoticias.php.?ID=168
http://br.geocities.com/gilianb_nte/ws_pessoal?corpo?sinteses/sint_08.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá Maisa,

Seu post veio bem a calhar, pois estou justamente lendo a apostila sobre Computador Tutor e Avaliação de Software Educacional. Obrigado pelas dicas.

Maisa Fernandes disse...

Que bom Wendell, pois a intenção é essa, nos auxiliarmos na realização dessa pós.